27 DE JULHO – DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Você tem um ambiente de trabalho seguro?

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma pessoa morre no mundo a cada 15 segundos em função de um acidente ou de alguma doença relacionada ao trabalho.


Hoje, Dia 27 de Julho, celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma data que nos alerta sobre os riscos no qual estamos expostos em maior ou menor grau, e que ressalta a importância da saúde e segurança no trabalho.


Nos últimos anos, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté através do Coletivo de Saúde tem procurado qualificar o debate sobre Saúde e Segurança na categoria.


Nos acordos coletivos foi possível negociar cláusulas que asseguram direitos para os trabalhadores que se acidentam e/ou adoecem. Além dos acordos procuramos com nossas ações ocupar os espaços e transformá-los, um ambiente de trabalho seguro começa pela CIPA.


As CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) são órgãos paritários (formada por trabalhadores eleitos e designados) de representação nos locais de trabalho, no qual tem como tarefa cuidar e zelar por condições adequadas e seguras nos ambientes de trabalho, observar e relatar condições de risco e exigir da empresa medidas para eliminá-las, bem como buscar formas de prevenir a ocorrência de acidentes e doenças, ou seja, é a primeira forma de organização dos trabalhadores. As formas de composição e de atuação estão previstas na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).


Além da busca por um ambiente de trabalho seguro visando a prevenção, os Cipeiros eleitos pelos trabalhadores e os suplentes têm estabilidade no emprego, para que tenham liberdade na atuação em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores, por isso, escolha sempre pra compor a CIPA, pessoas comprometidas com a prevenção por um ambiente de trabalho seguro.


Se a empresa que você trabalha não tem condições de trabalho adequadas, DENUNCIE ao Sindicato.


Fonte: TST