Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Saiba o que abre e o que fecha em São Carlos

Nos últimos dias muitos trabalhadores da base entraram em contato com o Sindicato, pra saber se o Carnaval é feriado ou ponto facultativo, pois muitos têm dúvidas sobre o “feriado prolongado”, que este ano cai entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, especialmente depois que as capitais e o Distrito Federal cancelaram as festas e desfiles de rua.


Afinal, vou ter folga ou não? Se for ponto facultativo o patrão é obrigado a dar esses dias de folga.


No Carnaval é feriado nacional ou ponto facultativo?

A terça-feira de Carnaval não é considerada feriado nacional e sim, ponto facultativo. Só é feriado onde leis estaduais ou municipais foram aprovadas, como é o caso Rio de Janeiro, onde foi determinado feriado estadual no Carnaval por meio da Lei 5243/2008.


Se for ponto facultativo, tenho direito a folga?

Se na sua cidade ou estado, o Carnaval é considerado ponto facultativo, a jornada de trabalho pode ser normal, a menos que as empresas liberem os trabalhadores para uma ‘folga’, que poderá ser compensada futuramente, em banco de horas, por exemplo.


Vale lembrar, que diversas empresas da base metalúrgica de São Carlos e Ibaté aprovaram o calendário para compensação de dias pontes, sendo assim, alguns trabalhadores da categoria podem folgar conforme acordo aprovado.


Ou seja, o patrão pode determinar o trabalho, sem necessidade de pagar hora extra, ou conceder a folga e compensar no futuro as horas não trabalhadas nesse dia.


FIQUE ATENTO: Veja o que abre e o que fecha em São Carlos


O comércio de São Carlos vai funcionar normalmente no período do Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, das 09h às 18h.


A Prefeitura Municipal de São Carlos optou por manter o ponto facultativo para os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal até quarta-feira (2), com retorno na quinta-feira (3). Somente os serviços de atendimento permanente e essenciais continuarão funcionando nas datas referentes ao Carnaval.


Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Na quarta-feira, o início do expediente será às 12h.


VACINAÇÃO

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde neste fim de semana de carnaval vai ser realizado o plantão para a vacinação contra a COVID-19.


Para as crianças de 5 a 11 anos a vacinação vai ser realizada no sábado (26/02) e na segunda-feira (28/02), no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30. A imunização infantil será realizada separadamente dos adultos por uma equipe especializada.


Já para os adultos o plantão vai ser estendido, começando no sábado (26/02) e permanecendo sem interrupção até na quarta-feira de cinzas (02/03). A vacinação será realizada em todos esses dias somente no Ginásio Milton Olaio Filho, sempre das 7h30 às 18h30.


SEDE DO SINDICATO

A Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté funcionará normalmente na semana do Carnaval, com atendimentos de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30.


CLUBE DE CAMPO

O Clube de Campo dos Metalúrgicos funcionará das 9h às 18h, na segunda e terça, a partir de quarta-feira o horário é normal das 9h às 22h.

ATENÇÃO: As piscinas funcionarão na segunda e terça das 9h às 17h30, no restante da semana o funcionamento será normal.



Com informações CUT/Brasil e Jornal Primeira Página