No último sábado, 24 de fevereiro foi celebrado os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Em 1934 com a instituição do Código Eleitoral, o voto feminino foi finalmente implementado no país. A luta, no entanto, durou décadas.
A conquista é recente, mas abre discussão para a importância e as dificuldades da participação feminina na política. As mulheres mesmo sendo a maioria do eleitorado brasileiro ainda é minoria nos espaços de poder, que se mantém majoritariamente ocupado por homens, em sua maioria brancos.
Para a dirigente sindical, vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, e Secretária da Mulher FEM-CUT/SP, Ceres Lucena, essa conquista é muito importante. " A conquista do voto feminino marca a inserção das mulheres nas decisões políticas do país. Esses 92 anos remete a realidade de que nada nos foi dado, mas conquistado com muita luta e resistência. Precisamos dar cada vez mais voz e espaço para as mulheres nos ambientes de poder, pois somente com a ampliação da participação feminina conquistaremos de fato, mais direitos e mais políticas públicas para às mulheres”, afirma Ceres.
A data passou a ser celebrada a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086.
Comments