top of page

Conquista do Voto feminino no Brasil completa 92 anos

No último sábado, 24 de fevereiro foi celebrado os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil.  Em 1934 com a instituição do Código Eleitoral, o voto feminino foi finalmente implementado no país. A luta, no entanto, durou décadas.

A conquista é recente, mas abre discussão para a importância e as dificuldades da participação feminina na política. As mulheres mesmo sendo a maioria do eleitorado brasileiro ainda é minoria nos espaços de poder, que se mantém majoritariamente ocupado por homens, em sua maioria brancos.

Para a dirigente sindical, vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, e Secretária da Mulher FEM-CUT/SP, Ceres Lucena, essa conquista é muito importante. " A conquista do voto feminino marca a inserção das mulheres nas decisões políticas do país. Esses 92 anos remete a realidade de que nada nos foi dado, mas conquistado com muita luta e resistência. Precisamos dar cada vez mais voz e espaço para as mulheres nos ambientes de poder, pois somente com a ampliação da participação feminina conquistaremos de fato, mais direitos e mais políticas públicas para às mulheres”, afirma Ceres.

A data passou a ser celebrada a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086.



Comments


bottom of page