top of page

CUT é homenageada por seus 40 anos na Câmara dos Deputados; veja ao vivo

A CUT completa 40 anos de fundação nesta segunda-feira, 28 de agosto e, por conta do reconhecimento de todas as lutas travadas em defesa da classe trabalhadora, a entidade sindical é homenageada neste dia, em sessão solene, a partir das 10 horas, na Câmara Federal.



A maior central sindical da América Latina nasceu em plena ditadura para lutar pela redemocratização do país e enfrentar um modelo de organização sindical que não representava os trabalhadores e as trabalhadoras. Assim, surgiu o chamado novo sindicalismo.


Para celebrar as quatro décadas de fundação, deputados federais, estaduais e vereadores e sindicatos de diversas categorias e cidades do país, propuseram requerimentos de sessões solenes de homenagens às suas respectivas Casas Parlamentares.


O deputado federal Vicentinho (PT-SP), que presidiu a CUT nacional entre 1994 e 2000, teve seu requerimento aprovado para sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, que contará com a presença do presidente nacional, Sérgio Nobre, e de outros representantes da entidade.


Também serão realizadas sessões solenes na Assembleias Legislativas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, na Câmara Municipal da cidade de São Paulo e também de Santo André, Diadema, Mauá, Campinas, Limeira e no Distrito Federal.


Todas as atividades terão as presenças de representantes da direção Nacional e das estaduais da CUT, que convocam suas bases a participar das homenagens.


O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, que participará do evento em Brasília, aponta a importância dessa referência à Central por parlamentares de todo o país.


“Agradeço a deputados e deputadas, vereadores e vereadoras, aos sindicatos e dirigentes que usaram os seus importantes mandatos para essa homenagem aos 40 anos de fundação da CUT. São parlamentares que sempre estiveram e estarão ao lado da CUT na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora brasileira. Porque direitos e democracia não se separam e são construídos pela luta dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destaca.


Segue abaixo, a agenda com as datas, locais, horários e requerentes das sessões solenes.


Limeira (SP)

Câmara Municipal – 22/8 – 10h

Solicitada pelos sindicatos Cutistas Apeoesp, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos, Sindicato dos Trabalhadores do Transportes Urbano e a Oposição Metalúrgica


Porto Alegre (RS)

Assembleia Legislativa – 24/8 – 14h

Solicitação deputada estadual Laura Sito (PT)


Vitória (ES)

Assembleia Legislativa – 24/8 – 10h

Solicitada pelo deputado João Coser (PT)


São Paulo (SP)

Assembleia Legislativa- 28/8 – 10h

Solicitada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT)


Brasília (DF)

Congresso Nacional – 28/08 - 10h

Solicitada pelo deputado federal Vicentinho (PT)


Umuarama (PR)

Câmara Municipal – 28/8 – 19h

Tribuna Livre – pronunciamento, solicitado pelo Edilson José Gabriel – secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, da Direção Estadual da CUT-PR.


Teresina (PI)

Câmara Municipal de Teresina - 28/8 - 9h

Solicitada pelos vereadores Venâncio Cardoso (PP) e Pollyanna Rocha (PV)


Goiânia (GO)

Assembleia Legislativa de Goiânia (Plenário Iris Rezende) 30/8 – 9h

Solicitada pela deputada estadual Bia de Lima (PT)


Diadema (SP)

Câmara Municipal – 30/8 – 18h

Solicitada pelo vereador Orlando Vitoriano (PT)


Brasília (DF)

Plenário da Câmara Legislativa – 4/9 – 19h

Solicitada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).


São Paulo (SP)

Câmara Municipal – 11/9 – 18h

Solicitada pelo vereador Hélio Rodrigues.


Campinas (SP)

Câmara Municipal – 12/9 – 15h

Solicitada pela bancada do PT em nome da líder Paolla Miguel.


Mauá (SP)

Câmara Municipal – 18/9 – 19h

Solicitada pelo vereador Geovane Correa (PT).


CUT/BRASIL

Foto: ROBERTO PARIZOTTI



bottom of page