Depois de abril, o próximo feriadão será daqui a 7 meses, em novembro


Neste ano de poucos feriadões, abril terá dois feriados, um prolongado, com possibilidade de ser emendado. Depois, só daqui a sete meses os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros poderão emendar feriados que caem nas terças ou quintas-feira. Isso porque, em 2022, muitos feriados caem em finais de semana ou na quarta-feira. Confira lista abaixo.


Esta semana, tem um feriado nacional, da "Paixão de Cristo", nesta sexta-feira (15), que antecede a Páscoa. Ainda em abril, na quinta-feira (21) tem o feriado que comemora o Dia de Tiradentes e, na sexta muitos conseguirão emendar.


Depois, só no segundo semestre, em 15 de novembro, que cai numa terça-feira, os brasileiros poderão emendar e ter outro feridão que será o último do ano.


Quem trabalha em feriados, inclusive os que estão no regime home office, que caem em dias úteis tem direito ao pagamento das horas extras em dobro, mas muitos preferem descansar, passear, não fazer nada, recuperar as forças, ficar mais tempo com a família.


Por isso, o calendário é sempre consultado, mas muitos confundem feriados nacionais com pontos facultativos. Algumas datas, apesar do senso comum achar que sim, não são feriados nacionais, são pontos facultativos no serviço público federal e feriado estadual ou municipal em alguns locais, como é o caso do Carnaval.


O único estado onde o Carnaval é de fato um feriado todos os anos é o Rio de Janeiro, que possui uma lei específica que determina a terça-feira de Carnaval como um dia de folga. Mas, mesmo no Rio, o Carnaval deste ano foi cancelado, assim como o do ano passado, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em algumas capitais, os desfiles de escolas de samba foram transferidos para o feriadão do dia de Tirandentes.


Saiba o que é ponto facultativo


Os pontos facultativos são datas comemorativas ou que antecedem ou sucedem algum feriado oficial, mas que não são obrigatoriamente dias de folga para todos os trabalhadores e trabalhadoras, só para o funcionalismo público.


Nesses casos, as empresas e instituições podem decidir se oferecem ou não os dias livres aos empregados.


Outros pontos facultativos nacionais são a quarta-feira de cinzas (este ano caiu em 2 de março), Corpus Christi (16 de junho) e Dia do Servidor Público (28 de outubro).


Confira a lista de todos os feriados em 2022


1º de janeiro (sábado): Confraternização Universal


15, 16 e 17 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 15


21 de abril (quinta-feira): Tiradentes


1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalhor


9 de julho (sábado): Revolução Constitucionalista


15 de agosto ( segunda): Padroeira de São Carlos


7 de setembro (quarta-feira): Independência do Brasil


12 de outubro (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida


2 de novembro (quarta-feira): Finados


4 de novembro (sexta-feira): Aniversário de São Carlos


15 de novembro (terça-feira): Proclamação da República


25 de dezembro (domingo): Natal


CUT/BRASIL