Metalúrgicos na Equitron elegem cipeiros

Os metalúrgicos na Equitron escolheram no dia 19 de agosto, seus representantes para a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), mandato 2022/2023.


Os cipeiros eleitos foram: Como titulares: Joelson Verniz; e como Suplentes: Carlos Alberto Vieira, Fabio Leonardo Valboeno e Marcelo Eduardo Duarte de Souza.


Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté Rodrigo Tadeu Alexandre e Odair José Simões acompanharam a Eleição.


A importância da atuação dos cipeiros para a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores garante condições adequadas para a promoção de um ambiente seguro e saudável, os dirigentes sindicais colocaram a entidade à disposição dos eleitos. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté sempre atuante e presente ao lado do trabalhador, apoia o trabalho da CIPA.


CIPA

As CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) são órgãos paritários (formada por trabalhadores eleitos e trabalhador indicado empregador), atua na representação nos locais de trabalho, no qual tem como tarefa cuidar e zelar por condições adequadas e seguras nos ambientes de trabalho, observar e relatar condições de risco e exigir da empresa medidas para eliminá-las, bem como buscar formas de prevenir a ocorrência de acidentes e doenças, ou seja, é a primeira forma de organização dos trabalhadores.


As formas de composição e de atuação estão previstas na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5). Além da busca por um ambiente de trabalho seguro visando a prevenção, os Cipeiros eleitos pelos trabalhadores e os suplentes têm estabilidade no emprego, para que tenham liberdade na atuação em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores.