Metalúrgicos na Sidertec aprovam aviso de greve

Os trabalhadores na Sidertec, em Ibaté, aprovaram em assembleia na manhã desta quinta-feira (12/08), o aviso de greve para pressionar a empresa a negociar a PLR (Participação de Lucros e Resultados) junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté.


Em negociação com o Sindicato, a Sidertec propôs valor bem abaixo das reivindicações dos trabalhadores, que reprovaram a proposta. Além disso, a empresa teve uma postura antissindical, pedindo aos trabalhadores para excluir o Sindicato das negociações, e realizando posteriormente demissões.


Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, a postura da empresa em tentar tirar o sindicato das negociações, é considerada uma prática antissindical. “Essa empresa é reincidente na prática de tentar enfraquecer estruturalmente o sindicato, mas o nosso trabalho é reconhecido pelos trabalhadores que mostraram que estão prontos para lutar pela PLR que é direito”, disse Vanderlei.


Dirigentes sindicais em outras fábricas participaram da assembleia para apoiar a luta.


Já o Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Waldemar Muniz, falou da importância da unidade de luta da classe trabalhadora. “O aviso de greve aprovado mostra que os trabalhadores estão unidos. O Sindicato pede a retomada das negociações para chegar a um entendimento sobre a PLR, em uma proposta que contemple os companheiros”, afirmou o Secretário Geral da entidade.


Caso a empresa não avance nas negociações, a produção pode parar.