Foi realizada na manhã de terça-feira (25/04), a cerimônia de posse dos novos membros da Comissão de Fábrica na Volkswagen, planta de São Carlos.
André Larocca, Reginaldo Lúcio Emíliano e Adriano Renato Veiga (Urso) estarão à frente da Comissão nos próximos quatro anos com a responsabilidade de ampliar as conquistas, defender e lutar pelos trabalhadores na fábrica.
A cerimônia contou com a presença dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté; dos companheiros do Sindicato de Taubaté, do Sindicato do ABC, dos representantes da CF de Anchieta e Curitiba e de representante do Comitê Nacional dos Trabalhadores na Volkswagen.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, parabenizou os trabalhadores eleitos." Parabéns aos companheiros eleitos vocês tem um desafio enorme que é unir os trabalhadores, buscar a unidade pós a divisão que teve durante a eleição, posso garantir que o trabalho ao longo desses quatro anos de mandato não será fácil, porém a Direção do Sindicato sempre estará apoiando a Comissão de Fábrica, podem contar conosco", declara ele.
De acordo com Erick Silva, trabalhador na Volkswagen, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, presidente da FEM-CUT/SP e um dos fundadores da CF em São Carlos, esse tipo de representação é importante para o avanço na organização no local de trabalho. “Os integrantes dessa nova comissão darão continuidade a uma história de luta e conquistas que iniciamos há 24 anos, herança construída com enfrentamento, divergências e muito respeito”, explicou.
André Larocca é dirigente sindical e encabeça a Comissão de Fábrica eleita. “Tomamos posse com o compromisso de avançar a cada dia na luta por melhores salários e direitos. Passamos por momentos difíceis nos últimos 4 anos, e temos desafios pela frente, precisamos buscar novos investimentos para garantir mais longevidade para essa planta. Muito obrigado a todas e todos pela confiança”, salientou Larocca.
COMISSÃO DE FÁBRICA - 24 ANOS
No ano de 1999 aconteceu a primeira greve na fábrica de motores da Volks em São Carlos, tendo como principal conquista a Comissão de Fábrica. A partir de então os trabalhadores passaram a ter um nível de organização no local de trabalho que hoje é referência para toda a categoria.
Os trabalhadores tiveram inúmeras conquistas durante este período, como a redução da jornada para 40 horas semanais; acordos salariais que são referência no país; acordos de investimentos que garantiram mais empregos; conquista da PLR igual Anchieta e Taubaté (2011) e a partir de 2012 ampliou a tabela até superar as demais plantas (2017).
Comments