top of page

Sindicato acompanha eleições de CIPA nas empresas da base


 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté tem mantido um papel ativo no apoio às eleições de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas da base. No dia 10 de outubro, a eleição ocorreu na Phoenix Tube e, no dia 16 de outubro, foi a vez dos trabalhadores da Bio Art elegerem seus representantes.

Os dirigentes sindicais Rodrigo Tadeu e Odair Simões acompanharam de perto as eleições, assegurando a transparência e o cumprimento das normas estabelecidas.

As CIPAS são órgãos paritários, compostos por trabalhadores eleitos e por membros indicados pelo empregador. A sua principal função é representar os trabalhadores nos temas relacionados à saúde e segurança no trabalho. Elas são responsáveis por zelar por condições adequadas de trabalho, identificar situações de risco e propor medidas preventivas para evitar acidentes e doenças no ambiente laboral. A formação e atuação dessas comissões são regulamentadas pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), que estabelece as diretrizes para a criação das CIPAS nas empresas.

Em dezembro de 2022, a NR-5 foi atualizada pela portaria MTP nº 4219, trazendo mudanças significativas, a principal alteração foi a ampliação das responsabilidades das CIPAS, que passaram a ser denominadas CIPA+A (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio). Além de atuar na prevenção de acidentes, a CIPA+A também têm a missão de combater o assédio no ambiente de trabalho, garantindo um espaço seguro e respeitoso para todos os trabalhadores.

Os membros da CIPA+A, eleitos pelos trabalhadores, e seus suplentes, têm estabilidade no emprego durante o mandato. Isso garante que possam exercer suas funções de forma independente, sem receio de represálias, e atuar em defesa da segurança e bem-estar de todos e todas.

Dando continuidade ao acompanhamento das CIPAs nas empresas da sua base, o Sindicato tem mais dois importantes compromissos neste mês de outubro. No dia 21 de outubro, será realizada a eleição de CIPA na Electrolux, localizada em Água Vermelha, e, no dia 28 de outubro, os trabalhadores da Tecumseh também participarão da escolha de seus representantes.

A atuação do Sindicato neste processo é fundamental para garantir que os trabalhadores elejam seus representantes de maneira democrática e com total autonomia.

Confira as fotos em nossa página do facebook.

 




Kommentare


bottom of page