Sindicato acompanha fiscalização do CEREST na Piccin

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, membros do Conselho Municipal de Saúde e da CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) acompanharam na quarta-feira (22/06), o CEREST de Araraquara (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), na fiscalização junto a empresa Piccin.


Na oportunidade os fiscais do CEREST de Araraquara estiveram na empresa, para uma investigação sobre um acidente fatal ocorrido em 2020, que por conta da pandemia não pode ser feita a fiscalização antes.


Com a colaboração da empresa os fiscais puderam observar que alguns pontos e situações ainda são críticos.


Para o dirigente e coordenador da CISTT, Rodrigo Tadeu Alexandre, o que nós queremos e fazer valer a prevenção. “Na teoria as empresas são sempre compreensivas e atuantes na prevenção de acidentes, mas na prática vemos que está muito longe de ser cumprido. O Sindicato busca a saúde e segurança do trabalhador, com um ambiente de trabalho seguro, e isso teremos com a prevenção, pois através dela iremos minimizar os acidentes e consequentemente as mortes e sofrimento dos trabalhadores”, ressalta Rodrigo.


CIPA – INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO

As CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) são órgãos paritários (formada por trabalhadores) de representação nos locais de trabalho, no qual tem como tarefa cuidar e zelar por condições adequadas e seguras nos ambientes de trabalho, observar e relatar condições de risco e exigir da empresa medidas para eliminá-las, bem como buscar formas de prevenir a ocorrência de acidentes e doenças, ou seja, é a primeira forma de organização dos trabalhadores.


As formas de composição e de atuação estão previstas na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).


Além da busca por um ambiente de trabalho seguro visando a prevenção, os Cipeiros eleitos pelos trabalhadores e os suplentes têm estabilidade no emprego, para que tenham liberdade na atuação em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores.


Para o Sindicato, a CIPA ajuda na busca por melhores condições de trabalho. Ao participar da Cipa, o trabalhador fortalece a luta por um ambiente de trabalho saudável e seguro que é de extrema importância para a saúde e segurança dos trabalhadores.


O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté sempre atuante e presente ao lado do trabalhador, apoia o trabalho da CIPA e fornece suporte necessário.