Na manhã desta sexta-feira (04/08), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, acompanhado do Secretário de Organização do Sindicato, Lúcio Flávio Bueno estiveram presentes na reunião da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Comissão de Atribuição (SMPDMR).
Ambos foram convidados a participarem da reunião cujo tema principal foi a "Inclusão de pessoas com Nanismo", entre outras pautas abordadas foi discutido a solicitação do Sindicato via ofício para Secretaria, para doação/aquisição de cadeiras anfíbias para a nova piscina do Sindicato, a piscina aquecida que terá aulas de hidroginástica.
Na oportunidade o presidente do Sindicato falou sobre as ações sociais, os investimentos no Clube, e como o Sindicato na qualidade de Sindicato Cidadão tem trabalhador em prol da população .
CURIOSIDADE
Você sabe para que serve o Cordão de Girassol e do Cordão de Autismo?
O Cordão de Girassol é um instrumento auxiliar de orientação para identificação de Pessoas com Deficiência (PCDs), seja ela uma deficiência não visível ou oculta. Em São Carlos é um direito adquirido que foi regulamentado pela Lei Municipal nº 20.274 de 31 de agosto de 2021 de autoria do vereador Djalma Nery. É uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis.
Já o Cordão de Autismo é também uma fita de identificação. Como o símbolo do autismo é reconhecido mundialmente, as pessoas saberão que quem o usa possui uma condição que merece uma maior atenção na comunicação e na interação social. Formada por peças do quebra-cabeça em diferentes cores vivas e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo.
O cidadão que é PCD (Pessoa com Deficiência), que possui uma deficiência não visível ou oculta (seja ela mental, intelectual ou sensorial), pode retirar gratuitamente um exemplar da fita na SMPDMR. É preciso apresentar o Cartão Mais Acesso para garantir o benefício. A Secretaria está localizada na avenida São Carlos, 1.800, no Centro. Esse serviço é oferecido das 8h às 16h com a identificação do interessado. Além de seguir a padronização visual, os cordões possuem um grampo galvanizado em uma das extremidades e um porta-crachá.
A SMPDMR disponibiliza o Cordão de Autismo para as pessoas que preferem essa ferramenta de identificação. A fita da conscientização é um símbolo do autismo criada em 1999 e utilizada amplamente até hoje.
O Cordão do Girassol e o Cordão de Autismo foram criados com objetivo de facilitar e humanizar o atendimento às pessoas com alguma condição de saúde não perceptível facilmente pelos que estão ao redor. A ideia é poder reconhecer com mais facilidade quem precisa de mais suporte em espaços públicos ou no ambiente privado. O acessório também busca oferecer mais assistência e segurança a essa parcela da população.
Informações da Prefeitura Municipal de São Carlos
Comments