top of page

4ª edição do evento “Híbrido Etanol – O Motor do Futuro” acontece nesta quinta (23)

A quarta edição do evento “Híbrido Etanol – O Motor do Futuro”, acontece nesta quinta, dia 23, a partir das 9 horas, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos, com transmissão ao vivo pelo site motordofuturo.com.br.


Para dar continuidade aos debates realizados, neste encontro o tema será “O Novo Ciclo do Etanol”, dividido em dois painéis: Painel 1 – Quais oportunidades de desenvolvimento sustentável?; e no Painel 2 – O que pode ser feito de hoje até 2030?


Os painéis terão transmissão ao vivo (das 10h às 12h30) e a tarde Oficinas de Integração, sem transmissão (das 14h30 às 16h30).


O Brasil há décadas utiliza o Etanol, combustível limpo que é fonte de energia sustentável para o mundo. O etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento, entretanto, a indústria automobilística global passa por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro de eletrificação.


A eletrificação é uma tendência, contudo o modelo elétrico a bateria tem se mostrado pouco adequado à realidade brasileira, tampouco é necessário às nossas condições e a de outros países.


As ideias que surgem da avaliação concreta das nossas realidades e potencialidades envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico também alimentado pelo primeiro a etanol, e as perspectivas e investimentos da célula de combustível, além das tecnologias para obtenção de hidrogênio a partir do etanol em desenvolvimento.


O modelo híbrido a etanol é capaz de atender a versatilidade exigida no Brasil e dispõe de tecnologia madura e sustentável, em vantagem ampla em relação aos elétricos a bateria, produzindo uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.


Ainda o modelo de célula a combustível associado a um processo de reforma a vapor de etanol, via uso de um catalisador para obtenção de hidrogênio, se mostra como a perspectiva de futuro no ambiente de pesquisa e desenvolvimento nacional. Sendo assim, o debate sobre a viabilidade e futuro desse modelo híbrido foi o tema central dos Seminários anteriores, aliando sustentabilidade, desenvolvimento e visão de futuro para o Brasil.

Participe do encontro!


SERVIÇO:


HIBRIDO ETANOL – O MOTOR DO FUTURO: SUSTENTABILIDADE DO CAMPO AO TANQUE E ALÉM DO AUTOMÓVEL

Dia: 23 de junho de 2022 (quinta-feira)

Horário: 9h00

Local: Parque Tecnológico de São José dos Campos

Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP


Fonte: FEM-CUT/SP



bottom of page