top of page

Greve na Engemasa termina com vitória dos trabalhadores

Trabalhadores regressam ao trabalho após quatro dias de greve

 

Após quatro dias de paralisação os trabalhadores da Engemasa decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (25/11), aprovando em assembleia a proposta apresentada pela empresa. A mobilização, iniciada na segunda-feira (17/11) foi conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e demonstrou, mais uma vez, a força da organização da classe trabalhadora.

 

As reivindicações relativas à PLR e ao Ticket Alimentação estiveram na base da mobilização desde o início do movimento. A proposta agora aprovada, com validade de dois anos, assegura o reajuste do Ticket, o aumento da PLR e o abono de 50% dos dias parados, sendo que as horas restantes deverão ser compensadas pelos trabalhadores até o final do ano de 2026. Outro ponto negociado e aprovado foi a garantia de manutenção dos postos de trabalho por 60 dias, período em que a empresa se compromete a manter o número atual de trabalhadores.

 

Durante os quatro dias de greve, o Sindicato não apenas liderou a mobilização, como também denunciou práticas inaceitáveis por parte da Engemasa, como o uso de mão de obra terceirizada para tentar manter a produção, em clara tentativa de esvaziar o movimento. Também foram relatados problemas sérios envolvendo saúde e segurança, com equipamentos fora das normas da NR-12 e EPIs inadequados, uma realidade que precisa ser corrigida com urgência.

 

O cenário começou a mudar na segunda-feira (24/11), quando, pressionada pela firmeza dos trabalhadores, a empresa procurou o Sindicato para uma reunião, e apresentou a contraproposta que foi levada ao debate coletivo no Clube de Campo. Na votação realizada na terça-feira (25/11), em frente à fábrica e com grande participação, os trabalhadores aprovaram a proposta, garantindo o fim da greve e o retorno imediato às atividades.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté reitera que seguirá vigilante no cumprimento de todos os compromissos assumidos pela empresa, e continuará atento às denúncias apresentadas ao longo do movimento, especialmente no que diz respeito à terceirização, às condições de trabalho e à valorização profissional.

 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, ressaltou a importância histórica da mobilização. “Os trabalhadores da Engemasa mostraram organização, unidade e determinação. Saímos vitoriosos desta greve. Parabenizo cada companheiro que permaneceu firme, não recuou e defendeu os direitos de todos e todas. Vocês mostraram coragem, compromisso e consciência de classe. É graças a essa união que conquistamos avanços importantes”, afirmou Strano.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté sempre atuante, reafirma o compromisso na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.


Confira as fotos!

Fotos: Erika Cristina



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page