top of page

Metalúrgicos aprovam Campanha de PLR e Data-Base 2024

Os Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté realizaram no domingo (28/04), a assembleia geral para dar início a Campanha de PLR e data-base 2024 em toda categoria.

Na oportunidade as trabalhadoras e os trabalhadores presentes na assembleia aprovaram as pautas de reivindicações para este ano. Na Campanha de PLR foi encaminhado que o Sindicato dê início as negociações junto as empresas da base.  Já na Campanha Salarial os trabalhadores aprovaram o Slogan “UNIDADE E LUTA: Vamos conquistar a nossa parte!” e os eixos: VALORIZAÇÃO DAS CONVENÇÕES COLETIVAS; REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO; AUMENTO REAL; REDUÇÃO DA JORNADA SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO; REDUÇÃO DOS JUROS.  Em ambas as campanhas foi aprovado a contribuição negocial de 6% (Quota Solidária) para NÃO SÓCIOS.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, comenta. “Vamos nos mobilizar em toda a base, pois somente com união dos trabalhadores e trabalhadoras conquistaremos uma PLR decente e data-base com avanços e manutenção de direitos”, ressalta Strano. 

Para Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP é hora de enfrentarmos os patrões pelo reajuste e garantia dos nossos direitos. “Estamos hoje aprovando a pauta da Campanha Salarial 2024 e mandando o recado que o Sindicato e a FEM vão para cima para construção do acordo. Se nas negociações não tivermos acordos, estamos prontos para a mobilização”, destacou Erick.

A dirigente Ceres Lucena, vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e Secretária da Mulher da Federação, declara a importância das cláusulas sociais." As cláusulas sociais buscam a valorização da categoria como um todo, por isso elas beneficiam os homens e as mulheres.  Nós queremos e buscamos com os companheiros entender as dificuldades das mulheres e fazer a luta juntos, para manter e ampliar os direitos específicos das trabalhadoras", salienta Ceres. 

Estão em Campanha de PLR (Participação de Lucros e Resultados) a base metalúrgica de São Carlos e Ibaté, que atualmente corresponde aproximadamente 13 mil trabalhadoras e trabalhadores. Já a Campanha Salarial dos metalúrgicos e metalúrgicas que é conduzida pela FEM-CUT/SP no Estado, representa cerca de 200 mil trabalhadoras e trabalhadores.

 A data-base da categoria é 1º de setembro.







bottom of page