top of page

Metalúrgicos dão início a Campanha Salarial 2023

Os Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté realizaram no domingo (25/06), a assembleia de início a Campanha Salarial 2023. Na oportunidade as trabalhadoras e os trabalhadores presentes na assembleia aprovaram as pautas de reivindicações para este ano.


Em 2023, a Campanha Salarial da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP) que é interlocutora das trabalhadoras e dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais tem o slogan “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”, e os destaques são as cláusulas econômicas e a valorização das cláusulas sociais, e os eixos aprovados são: Reposição da Inflação; Aumento Real; Valorização dos Pisos Salariais; Valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; Redução da Jornada Sem Redução de Salário; Redução dos Juros.


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, cita a importância da Redução dos Juros que é um dos eixos da campanha deste ano. "Os juros tem que cair, hoje é o mercado financeiro que manda no Banco Central, precisamos lutar para tirar a autonomia do BC e devolver para o povo brasileiro. A alta dos juros impede o crescimento do país, porque os juros são tão elevados que apenas servem ao mercado financeiro e não ao setor de produção que é quem gera os empregos", declara Vanderlei.


Para Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP as negociações da Campanha Salarial aconteceram diante de uma conjuntura de Reconstrução da Indústria. "A reforma trabalhista teve muito impacto na vida do trabalhador e com a destruição da indústria no governo anterior perdemos 19% de média salarial, por isso, na Campanha Salarial precisamos recuperar o piso e o teto acima da inflação, temos a perspectiva de buscar o aumento real", explica Erick Silva.


A dirigente Ceres Lucena, vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e Secretária da Mulher da Federação, declara a importância das cláusulas sociais." As cláusulas sociais buscam a valorização da categoria como um todo, por isso elas beneficiam os homens e as mulheres, porém o Coletivo de Mulheres da FEM, junto com toda direção da FEM, tem também o compromisso de manter e ampliar os direitos específicos das trabalhadoras. Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede", salienta Ceres.


O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté é uma potência política no Estado de São Paulo tem representantes em todas a instâncias, na FEM-CUT/SP, na Subdese da CUT em São Carlos, e na CNM/CUT. "Temos orgulho em ter um metalúrgico de São Carlos, o Erick, presidindo as negociações da Federação no Estado, parabéns a nossa categoria por tudo que já conquistamos", disse Vanderlei Strano.


A data-base da categoria é 1º de setembro e estarão em campanha cerca de 200 mil metalúrgicas e metalúrgicos na base da FEM-CUT/SP no Estado. As pautas de reivindicações com os eixos da campanha serão entregues aos setores patronais na FIESP, no dia 06 de julho.


Fotos: Erika Cristina

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page