top of page

FEM realiza Plenária Preparatória para 9º Congresso em São Carlos

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté sediou no sábado (11/03), a última Plenária Preparatória para o 9º Congresso da FEM-CUT/SP - “Metalúrgicas e Metalúrgicos na Luta Pela Reconstrução dos Direitos, da Democracia e da Soberania Nacional”. Nesta etapa, os metalúrgicos debateram “Formação e Princípios CUTistas” com participação de Tarcísio Secoli, gestor da Rede TVT e Unisol Brasil e Pérsio Plensack, Educador Sindical da Rede Nacional de Formação da CUT, Coordenador Pedagógico do Projeto Juventude CUT-DGB e membro do Coletivo de Formação da Tie Global. O evento foi realizado no Clube de Campo dos Metalúrgicos, no Santa Felícia.


Participaram da mesa de abertura, além do Presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Aparecido Strano, a Presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, Edna Francisca dos Santos, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara, Fernando Thomaz, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto, Claudenir José Timóteo e ainda a Diretoria de Políticas Sociais da CNM/CUT, Kelly Galhardo e o coordenador da subsede da CUT em São Carlos, Edinaldo Ferreira. A mesa foi coordenada pela Secretária da Mulher e pelo Secretário Geral da FEM-CUT/SP, Ceres Lucena e Max Pinho.


O início da Plenária aconteceu com uma intervenção do Coletivo de Mulheres da FEM-CUT/SP, que passaram mensagens com "Basta de violência contra as mulheres". Elas lembraram do 8 de março e reforçaram que a luta das mulheres acontece todos os dias. "Neste mês a luta contra a violência é pauta prioritária, precisamos dizer basta a todos os tipos de violência, denunciar a violência, o feminicídio", declara Ceres Lucena.


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté , Vanderlei Strano, agradece a presença de todas e todos. "É uma satisfação receber todos os companheiros e companheiras aqui no nosso Clube de Campo. Agradeço a Federação por realizarem a plenária aqui em São Carlos. Os metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, se orgulham em compor a mesa de abertura e estar representado em diversas instâncias, temos o Erick presidindo a Federação, a Kelly na secretaria de Políticas Sociais da CNM/CUT, a Ceres como Diretora da Mulher na Federação e o Edinaldo como coordenador da Subsede da CUT São Carlos", ressalta Vanderlei.


O educador sindical da Rede Nacional de Formação da CUT, Coordenador Pedagógico do Projeto Juventude CUT DGB e membro do Coletivo de Formação da Tie Global Pérsio Plensack, trouxe um panorama dos valores e concepção da formação CUTista e afirmou que “Cabe a nós resgatar os nossos princípios todos os dias. A formação não se faz de uma vez só é permanente”. Ele ainda relembrou que no início a Central era construída por jovens. “Hoje a juventude não se interessa mais pelos sindicatos, se interessam por outros movimentos”.


Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP, apresentou dados do DIEESE que demonstram que a base metalúrgica envelheceu. “Em 2011 éramos 55% jovens, em 2021, 42%. Precisamos focar em formação, organicidade e resgatar o simbolismo. É necessário estarmos atentos, observar o envelhecimento e debater como reaproximar a juventude”, defendeu.


Tarcísio Secoli, gestor da Rede TVT e da Unisol Brasil, tem longa trajetória no movimento sindical da CUT e trouxe elementos dos princípios CUTistas, sobre como um sindicato precisa atuar para ser, de fato, um sindicato com os valores da CUT. Ele defende que as palavras têm significado e que cada princípio da CUT tem uma razão de ser. “Precisamos parar e pensar onde estamos e saber onde temos que chegar. A formação é uma forma de se preparar e é extremamente importante”. Tarcisio defendeu que o movimento sindical se prepare para a adversidade. “Temos três pilares: Trabalho de base, Formação e o Enfrentamento, a luta”.


A plenária foi marcada também pela recordação do companheiro Zé Carlos, falecido no último dia 28 de fevereiro. Incentivados pelo presidente da FEM-CUT/SP, todo o plenário fez um minuto de silêncio em homenagem ao companheiro Zé Carlos.


FEM-CUT/SP


Fotos: Erika Cristina / Metalúrgicos São Carlos e Ibaté


ree


ree


ree


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


Fotos: Sara Barboza / Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté


ree

ree

ree

ree

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page