Segunda edição do Fies 2022 abre inscrições hoje


O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (09/08), as inscrições para a segunda edição de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Segundo divulgação, mais de 44 mil vagas serão ofertadas na atual edição do programa voltado a estudantes interessados em financiar cursos superiores oferecidos por instituições de educação privada.


As inscrições devem ser feitas no Portal Acesso Único entre 9 e 12 de agosto, e os resultados serão divulgados em chamada única, no dia 16 próximo. Os inscritos que não forem selecionados na chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera.


“Podem concorrer a um financiamento todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de qualquer edição desde 2010, e obtido média mínima de 450 pontos nas provas do exame, além de nota superior a zero na redação”, informa o MEC.


Acrescentou que “é vedada a inscrição para quem tiver feito o Enem como treineiro”. Para obter o financiamento, “é necessário comprovar renda mensal familiar per capita (por cabeça) de até três salários mínimos”.


Voltado a conceder financiamento para acesso a cursos superiores, o Fies é realizado duas vezes por ano. Segundo o MEC, as duas edições deste ano vão ofertar 110.925 vagas.

Roteiro


Cronograma da segunda edição de 2022 do Fies:


- De 9 a 12 de agosto: inscrição


- Dia 16 de agosto: resultado da chamada única e lista de espera


- De 17 a 19 de agosto: prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular


- De 22 de agosto a 22 de setembro: prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera



Agência Brasil



Foto: Valter Campanato / Agência Brasil