Sindicato acompanha eleições de CIPA nas empresas da base
- assessoria827
- 23 de out.
- 2 min de leitura
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté tem mantido um papel ativo no apoio às eleições de CIPA+A (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) nas empresas da base. No dia 09 de outubro, a eleição ocorreu na empresa Volmed, no dia 17 de outubro, foi a vez dos trabalhadores da Bio Art elegerem seus representantes, e na segunda-feira (20/10) os trabalhadores da Electrolux Agua vermelha elegeram os cipeiros.
Os dirigentes sindicais Rodrigo Tadeu e Odair Simões acompanharam de perto as eleições na empresa Volmed e Bio Art, já na Electrolux de Água Vermelha os representantes do CSE ceres Lucena e Rogério Dantas realizaram a CIPAA, assegurando a transparência e o cumprimento das normas estabelecidas.
As CIPAS são órgãos paritários, compostos por trabalhadores eleitos e por membros indicados pelo empregador. A sua principal função é representar os trabalhadores nos temas relacionados à saúde e segurança no trabalho. Elas são responsáveis por zelar por condições adequadas de trabalho, identificar situações de risco e propor medidas preventivas para evitar acidentes e doenças no ambiente laboral. A formação e atuação dessas comissões são regulamentadas pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), que estabelece as diretrizes para a criação das CIPAS nas empresas.
Além de atuar na prevenção de acidentes, a CIPA+A também têm a missão de combater o assédio no ambiente de trabalho, garantindo um espaço seguro e respeitoso para todos os trabalhadores.
Os membros da CIPA+A, eleitos pelos trabalhadores, e seus suplentes, têm estabilidade no emprego durante o mandato. Isso garante que possam exercer suas funções de forma independente, sem receio de represálias, e atuar em defesa da segurança e bem-estar de todos e todas.
A atuação do Sindicato neste processo é fundamental para garantir que os trabalhadores elejam seus representantes de maneira democrática e com total autonomia.
Confira as fotos em nossa página do facebook.






Comentários