Sindicato marca presença no 22º Encontro da Renast/SP e na 10ª Mostra de Experiências em Saúde do Trabalhador
- assessoria827
- 26 de set.
- 2 min de leitura
Entre os dias 23 e 25 de setembro, o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Rodrigo Tadeu Alexandre, participou do 22º Encontro Estadual da RENAST/SP com apresentação da 10ª edição da Mostra de Experiências em Saúde do Trabalhador. O evento, realizado em São Paulo, reuniu representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de todo o estado, fortalecendo o debate sobre saúde do trabalhador com ampla participação social, e algumas lideranças sindicais.
Durante os três dias de atividades, foram apresentadas experiências, desafios e estratégias relacionadas às ações desenvolvidas pelos CERESTs. O objetivo central foi o de avançar nas políticas públicas de saúde do trabalhador, ressaltando o papel estratégico dos Centros de Referência como unidades da RENAST, fundamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores. A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é reconhecida por articular ações intersetoriais e garantir que as políticas sejam construídas com base no controle social, instrumento fundamental para a efetividade das políticas públicas.
Para Rodrigo Tadeu Alexandre, que integra a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e também coordena o Coletivo de Saúde do sindicato, a presença sindical nesses espaços é importante, pois “eventos como este ampliam o diálogo entre trabalhadores, especialistas e gestores públicos, fortalecendo o controle social e garantindo que as políticas de saúde do trabalhador sejam formuladas coletivamente, de forma próxima à realidade das categorias e com maior efetividade”, destacou.
A participação ativa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté reforça seu compromisso histórico com a defesa da saúde, dignidade e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras. O engajamento do Sindicato em fóruns, encontros e comissões fortalece a articulação com os CERESTs e demais instâncias da RENAST, consolidando o papel do movimento sindical como protagonista no controle social e na construção de políticas públicas mais justas e efetivas para todos.






Comentários