top of page

Sindicato participa de formação para cipeiros e dirigentes

Nos dias 21 e 22 de agosto, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté participaram de formação voltada para Cipeiros e Dirigentes Sindicais, realizada na área de lazer do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, em Borborema/SP. A atividade faz parte do Módulo II do programa de capacitação da FEM-CUT/SP.


O encontro teve como objetivo fortalecer o papel dos representantes dos trabalhadores, na defesa de um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e humanizado. Entre os temas discutidos estiveram: O papel do cipeiro e do dirigente sindical, com destaque para a importância da ação política e da organização no local de trabalho; Assédio e o mundo do trabalho, analisando formas de prevenção e combate; Saúde e segurança do trabalhador, com foco em medidas preventivas para redução de riscos e acidentes.


Segundo o Coordenador do Coletivo de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Rodrigo Tadeu Alexandre, a formação é essencial para que os representantes tenham instrumentos concretos de atuação, garantindo que a legislação seja cumprida, e que a vida e dignidade dos trabalhadores estejam sempre em primeiro lugar. “A defesa da saúde e segurança não pode ser tratada apenas após acidentes ou adoecimentos. O Sindicato sempre leva essa pauta para as empresas, com foco na prevenção e na construção de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos”, destacou ele.


A formação dos cipeiros e dirigentes é um passo fundamental para que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPA+A) seja fortalecida e cumpra seu papel de proteger a vida dos trabalhadores, combatendo riscos e propondo melhorias contínuas nas condições de trabalho.


A vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Ceres Lucena declara. “Falar sobre assédio no trabalho não é apenas necessário, é urgente. Nós, enquanto metalúrgicos e metalúrgicas, sabemos que o respeito deve ser a base de qualquer ambiente de trabalho. Por isso, o nosso Sindicato através do Coletivo de Mulheres produziu uma cartilha específica “CARTILHA SOBRE ASSÉDIO”, que já está disponível em nosso site (www.metalurgicosdesaocarlos.org.br/revista), para orientar, esclarecer e dar ferramentas de enfrentamento a todas e todos que passem por situações de assédio. Esse é um compromisso do Sindicato: proteger as trabalhadoras e os trabalhadores, garantir dignidade e lutar por condições justas dentro das fábricas”, destacou Ceres.


Com essa iniciativa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté reafirma o seu compromisso contínuo com a luta por melhores condições de trabalho, colocando a saúde e a segurança no centro da sua ação sindical.



ree






 
 
 

Comentários


bottom of page