Sindicato participa do Ciclo de Palestras em Taubaté
- assessoria827
- 23 de out.
- 2 min de leitura
As dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Ceres Lucena e Kelly Galhardo, participaram na sexta-feira (17/10), do Ciclo de Palestras sobre o Outubro Rosa, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau).
O encontro fez parte das ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama, um tema de grande relevância para a saúde das mulheres trabalhadoras.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso a tratamentos adequados. Em um ambiente de diálogo e partilha, o evento em Taubaté reuniu dirigentes sindicais, trabalhadoras e especialistas em saúde, promovendo um espaço de informação, escuta e apoio mútuo.
Durante as atividades, foram discutidos os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho, especialmente no que se refere à saúde, à igualdade de oportunidades e à importância de políticas públicas voltadas ao bem-estar feminino.
A vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e Diretora da Mulher da FEM-CUT/SP, Ceres Lucena, destacou o valor desse tipo de iniciativa. “Esses encontros fortalecem a nossa rede de apoio e reafirmam o compromisso do movimento sindical com a vida das mulheres. O Outubro Rosa vai além da cor ou do símbolo, é um chamado à ação, à solidariedade e à defesa do direito à saúde para todas”, afirmou Ceres.
A dirigente e Secretária de Políticas Sociais da CNM/CUT Kelly Galhardo, também ressaltou a importância de ampliar o debate nas bases sindicais e nos locais de trabalho. “Precisamos levar a informação adiante, sensibilizar as companheiras e os companheiros, e garantir que cada mulher tenha acesso à prevenção e ao cuidado. O Sindicato tem um papel fundamental nesse processo”, disse ela.
A Direção do Sindicato realiza durante todo o mês, debate sobre o outubro rosa, conscientizando as trabalhadoras sobre a prevenção, a atividade teve início na terça-feira (21/10) na Tecumseh, planta I.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté reafirma o seu compromisso com a saúde, a igualdade e a valorização da mulher trabalhadora, reforçando que a luta por direitos também passa pelo cuidado com a vida.
Confira as fotos.






Comentários