Sindicato realiza assembleia informativa na Tecumseh

Atualizado: 3 de jun.

A Direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté realizou na manhã desta quinta-feira (02/06), assembleia informativa junto aos trabalhadores na Tecumseh II, para mobilização pela Campanha Salarial 2022. Na oportunidade os metalúrgicos aprovaram disposição de luta para a data-base.


Os Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté devem ficar atentos, pois em breve serão iniciadas as rodadas de negociações da Campanha Salarial 2022 junto aos sindicatos patronais, por isso, os trabalhadores devem estar organizados para garantir os avanços.


Com data-base em setembro, os eixos da Campanha deste ano são: Reposição da Inflação, Aumento Real, Valorização dos Pisos, Valorização da Convenção Coletiva de Trabalho, Manutenção dos Direitos e a Reindustrialização. A campanha trás o slogan “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”.


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, destacou um dos eixos da campanha, a reindustrialização do país. “Precisamos discutir urgente a reindustrialização, por conta das perdas dos empregos. O movimento sindical vem se desdobrando para garantir a manutenção dos empregos, por isso, precisamos de uma política industrial eficaz. Por ser um ano eleitoral, discutir reajuste salarial junto aos patrões neste cenário, não será fácil, acompanhamos a alta da inflação, que vem diminuindo nosso poder de compra a cada dia. Desta forma, precisamos estar mobilizados para garantir os nossos direitos, sendo assim, seguiremos na luta”, declarou Vanderlei.


Durante a assembleia a Direção do Sindicato abordou diversos assuntos referentes a economia, política e os impactos na vida do trabalhador, citaram ainda os eventos que serão realizados no Clube de Campo, como o Pagode dos Metalúrgicos e a Festa Junina.


Na sexta-feira (03/06), a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), entregará a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022 para as bancadas patronais, na sede da Fiesp, em São Paulo. Em 2022, estarão em Campanha pela FEM-CUT/SP cerca de 174 mil trabalhadores.


Data-base está em 8,66%

Em apenas oito meses desde a última data-base – setembro de 2021 – o salário dos metalúrgicos já foi desvalorizado em 8,66%. Para chegar a esse número, considera-se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período – entre setembro do ano passado e abril de 2022. No mesmo período do ano passado, o índice de inflação da data-base estava em 6,68%.


ARRAIÁ DOS METALÚRGICOS

Na assembleia dirigentes do Sindicato, entregaram aos trabalhadores o convite para o Arraiá dos Metalúrgicos, que acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 18h, no Clube de Campo.