O Banco Central anunciou no início da semana que cerca de R$ 8 bilhões de brasileiros esqueceram de sacar em contas físicas e jurídicas fechadas ou que ainda mantêm, mas sem movimentação. São restituição de cobranças indevidas, investimentos não procurados, entre outros.
O novo prazo para solicitação de transferência para quem tiver os recursos a receber começará no dia 7 de março. O BC explicou que o número de acessos ao site na última segunda-feira, dia de lançamento do sistema, foi 50 vezes maior que o normal, sendo este o motivo da instabilidade, e posteriormente a suspensão do serviço, porém voltará a funcionar no dia 14 de fevereiro.
Saldos esquecidos
Os bancos devem devolver aos correntistas cerca de R$ 3,9 bilhões, numa primeira fase do serviço que envolve saldo disponível em contas já fechadas, tarifas e parcelas de cobradas indevidamente (previstas em termo de compromisso com o BC), cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.