top of page

Trabalhadores elegem Comissão de Fábrica na VW São Carlos

Em eleição realizada na segunda-feira (20), os trabalhadores na Volkswagen, planta São Carlos, elegeram a nova Comissão de Fábrica, que terá como representantes nos próximos quatro anos, os metalúrgicos da CHAPA 1 André Larocca, Reginaldo Lúcio Emíliano e Adriano Renato Veiga (Urso).


A participação dos trabalhadores e das trabalhadoras da Volks foi refletida nos 653 votos válidos. A chapa 1 obteve 361 desses votos, ou seja, 55,28% do total.


O objetivo da Comissão de Fábrica é ampliar as conquistas, defender e lutar pelos trabalhadores, e tem um papel histórico para a organização dos trabalhadores em São Carlos em conjunto com a Direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté.


Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, essa é uma importante conquista. “Os novos representantes eleitos darão continuidade no avanço das lutas, unindo o trabalho da Comissão e Sindicato, com certeza ampliaremos as vitórias”, destaca Strano.


André Larocca é dirigente sindical e encabeçou a CHAPA 1. “Passamos por momentos difíceis nestes últimos 4 anos, e temos desafios pela frente, precisamos buscar novos investimentos para garantir mais longevidade para essa planta. Avançar ainda mais nos salários e na PLR, esse será nosso compromisso! Muito obrigado a todas e todos pela confiança”, salientou Larocca.

Comissão foi conquista da 1ª greve

No ano de 1999 aconteceu a primeira greve na fábrica de motores da Volks em São Carlos, tendo como principal conquista a Comissão de Fábrica. A partir de então os trabalhadores passaram a ter um nível de organização no local de trabalho que hoje é referência para toda a categoria de São Carlos e Ibaté.

Os trabalhadores tiveram inúmeras conquistas durante este período, como a redução da jornada para 40 horas semanais; acordos salariais que são referência no país; acordos de investimentos que garantiram mais empregos; conquista da PLR igual Anchieta e Taubaté (2011) e a partir de 2012 ampliou a tabela até superar as demais plantas (2017).





bottom of page