Vice-presidenta do Sindicato comenta sobre 91 anos da conquista do voto feminino no Brasil
- assessoria827
- 27 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
No último dia 24 de fevereiro foi celebrado 91 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Em 1934 com a instituição do Código Eleitoral, o voto feminino foi finalmente implementado no país. A luta, no entanto, durou décadas.
A conquista é recente, mas abre discussão para a importância e as dificuldades da participação feminina na política. Hoje, as mulheres representam quase 53% de todo o eleitorado brasileiro. Mas, mesmo com todos os avanços nos direitos políticos, continuam sendo minoria nos espaços de poder, que ainda se mantém majoritariamente ocupado por homens brancos.
Para a dirigente sindical, vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, e Diretora da Mulher FEM-CUT/SP, Ceres Lucena, essa conquista é muito importante. "Hoje somos em média 18% de mulheres na Câmara dos Deputados, precisamos ocupar os espaços, buscar mais orientação para quando tiver eleição estarmos prontas e aptas para a luta em prol da sociedade e principalmente das mulheres, contra a violência e contra o feminicídio, que absurdamente vem aumentando a cada dia" reforça Ceres.
Dessa forma, continuamos na luta para que, cada vez mais, as mulheres ocupem todos os espaços de poder, estes que sempre lhes foram negados. É por meio da ampliação da participação feminina que conquistaremos mais direitos e mais políticas públicas destinadas às mulheres.
CUT/BRASIL
Arte: CUT/GO

Assista o vídeo da vice-presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Ceres Lucena.
Komen